Postagens

Prefeito Ivo Gomes sanciona Lei que substitui a nomenclatura do bairro Derby Clube para Jocely Dantas de Andrade Torres

Imagem
O prefeito Ivo Gomes sancionou, nesta quinta-feira (19/10), a Lei Nº 061, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, que trata da nova nomenclatura do bairro Derby Clube, passando a ser denominado de bairro Jocely Dantas de Andrade Torres. A Lei também trata das delimitações do bairro.

Com a sanção, o bairro Jocely Dantas de Andrade Torres começa no cruzamento da Avenida Dr. Guarany com a Rua Othon de Alencar, indo até a Rua Eurípedes Ferreira Gomes”, explicou a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Sobral, Marília Ferreira Lima.

Ainda segundo a secretária, “o município, através da Seuma, adequará, num prazo de até 90 dias, os mapas da cidade, conforme a lei". "Além disso, notificaremos as agências de leitura e de distribuição de correspondências sobre os novos limites do bairro”, concluiu a titular da pasta.

Horário ampliado garante atendimento médico e mais comodidade para usuários do Centro de Saúde Dr. Grijalba Mendes Carneiro

Imagem
OUÇA ÁUDIO AQUI


Moradores dos bairros Coelce e Dom José já contam com horário especial de atendimento no Centro de Saúde da Família Dr. Grijalba Mendes Carneiro. A novidade que é um compromisso de campanha do prefeito Ivo Gomes foi implantada pela prefeitura de Sobral em julho.
O horário ampliado funciona das 5h da tarda às 7h da noite. São duas hora a mais que garantem atendimento para quem não consegue ir ao centro de saúde no horário comercial. É o caso da enfermeira Ivna Marques, que aproveitou o horário estendido para apanhar o remédio na farmácia do centro de saúde. “Depois do horário estendido a gente pode sair do trabalho, resolver alguma coisa no centro e ainda passar e pegar o remédio que a gente precisa. É o que eu fiz hoje”, disse a enfermeira.
O casal Elton e Claudiane também aprovou o novo horário de atendimento. Eles levaram o filho pequeno com febre e dor de garganta até a unidade de saúde e não precisaram faltar ao trabalho para conseguir atendimento médico. “É muito bom…

Outubro Rosa | VLT de Sobral terá passe livre amanhã para quem vestir rosa

Imagem
Neste sábado (21/10), Sobral terá uma programação especial voltada para o Outubro Rosa. Em parceria com a Prefeitura Municipal, o VLT sobralense será palco de parte da programação. Entre 7h e 11h, terão passe livre no equipamento homens e mulheres que se apresentarem nas estações vestindo uma peça de roupa na cor rosa. A medida integra a programação do Outubro Rosa no município.

Uma caminhada será realizada pela Secretaria de Saúde que, segundo o órgão, terá saída simultânea, às 7h, das Academias da Saúde do bairro Cobah III e do bairro Dom José, com destino às estações do VLT da Cohab III e Sumaré, respectivamente.

Segurança | Três câmeras de última geração são instaladas no Nova Caiçara e já estão em funcionamento

Imagem
OUÇA ÁUDIO AQUI

As três primeiras câmeras, das 50 prometidas pelo prefeito Ivo Gomes durante a campanha eleitoral, já foram instaladas em Sobral. Os beneficiários são os moradores do Residencial Nova Caiçara.
Robotizadas e com ângulo de 360º graus de visão, as câmeras capturam imagens 24 horas do bairro e são monitoradas diretamente pela Guarda Municipal na sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS).
Os equipamentos, segundo explica o secretário da Segurança e Cidadania de Sobral, Erlânio Matoso, são de última geração e de alta resolução. “Elas pegam imagens com nitidez numa distância de até 300 metros”, detalha o secretário.
De acordo com ele, as câmeras vão garantir muito mais segurança aos moradores uma vez que previnem crimes contra o patrimônio, além de outros possíveis delitos.


Em sua última entrevista à imprensa, o prefeito Ivo Gomes ressaltou que as câmeras são uma das estratégias que podem ser da competência do município no combate à violência na cidade. “Es…

Vigilância Sanitária fiscaliza uso de produtos fumígenos derivados do tabaco

Imagem
Nesta quarta (18/10) e quinta-feira (19/10), a Vigilância Sanitária está realizando ações de fiscalização dos usos dos produtos fumígenos derivados do tabaco, em estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo.

A ação tem o objetivo de fiscalizar os estabelecimentos de acordo com a legislação vigente, orientando sobre a importância de eliminar ou reduzir o consumo e a exposição à fumaça de produtos de tabaco em recintos de uso coletivo”, afirmou a gerente da Vigilância Sanitária, Verena Ferreira.

Segundo o INCA, não é apenas o fumante que corre risco de adoecer devido ao cigarro, mas também o fumante passivo. Estima-se que sete pessoas morram por dia em consequência do fumo passivo. Dados da OMS alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.

Projeto Segunda Chance | STDE oferece curso gratuito de panificação para pessoas a partir dos 35 anos que precisam se reinserir ao mercado de trabalho

Imagem
Como parte do projeto Segunda Chance, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com o Sindicato Rural de Sobral e do Sistema FAEC/SENAR, estão com inscrições abertas, de 23 a 25 de outubro, para o curso de Panificação. Os interessados, além de possuir a idade mínima de 35 anos, deverão comparecer ao Centro de Convenções, localizado na Rua Visconde de Sabóia, Nº300 - Junco, portando cópias do RG, CPF e comprovante de residência. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

A formação em Panificação possui carga horária composta por 32 horas/aula e terá início no mês de novembro, no Centro de Convenções. Também serão abordados temas como: Orientação para o MEI, postura profissional, elaboração de currículo e empreendedorismo.

A ação é uma iniciativa do Projeto Segunda Chance, coordenado pela STDE, e voltado para pessoas com idade superior a 35 anos, que perderam o emprego e precisam se reinserir no mercado de trabalho.

Técnicos da SMS participam do 3º Lean Summit na Saúde

Imagem
OUÇA ÁUDIO AQUI



Técnicos da Secretaria da Saúde de Sobral (SMS) participaram, nesta quarta (18/10) e quinta-feira (19/10), do 3º Lean Summit na Saúde em São Paulo. O evento teve como objetivo compartilhar experiências da metodologia Lean na área da saúde, ocorridas em vários países.

Durante o evento, os técnicos sobralenses tiveram a oportunidade de conhecer de perto como o Lean está sendo aplicado na gestão de saúde. Com essa metodologia a população terá um atendimento melhor e mais eficiente.
A Assessora Técnica da Secretaria da Saúde, Sandra Melo, falou da experiência em participar do 3º Lean Summit na Saúde. “É uma rica experiência e a oportunidade ter uma visão maior e melhor de como introduzir essa nova metodologia no sistema de saúde de Sobral”.
Sandra Melo falou ainda sobre uma visita técnica ocorrida no Instituto de Oncologia do Vale, em São José dos Campos, São Paulo. “Essa visita foi orientada por líderes do Lean no IOV, e teve a duração de seis horas, onde tiramos as dúvida…

Prefeitura e Faculdade Luciano Feijão realizam Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Sobral

Imagem
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), irá realizar na próxima quinta-feira (26/10), das 14h às 18h, na Faculdade Luciano Feijão, uma série de oficinas educativas em alusão a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que visa aproximar o campo científico e tecnológico da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

"A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema", ressaltou o titular da STDE, Inácio Ribeiro. O período oficial da 14ª SNCT vai de 23 a 29 de outubro de 2017 e especificamente em Sobral será realizado no dia 26 de outubro com a realização de diversas atividades. Para participar das oficinas basta se inscrever preenchendo os dados pe…

Arborização e paisagismo | Prefeitura realiza plantio de árvores e plantas ornamentais em diversos pontos do município

Imagem
Como parte das ações permanentes de arborização e paisagismo nos logradouros públicos da cidade, a Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), está realizando plantio de árvores e plantas ornamentais em diversos pontos do município. Cerca de 30 carnaúbas, árvore tipicamente regional, foram plantadas nesta quinta-feira (19/10) no Paço Municipal, Praça da Câmara de Vereadores e Centro de Convenções.

Segundo o diretor de Parques, Jardins e Unidades de Conservação, Bruno Ary, a escolha da carnaúba se deu “pela boa adaptação ao clima semiárido, além do valor simbólico que ela possui como planta ícone da região”.

Ainda segundo Ary, “as carnaúbas pertencem a mesma família das palmeiras, que são plantas de grande beleza e resistência e conferem uma aparência distinta do cenário local, pois crescem em aglomerados uniformes, sendo elementos marcantes na paisagem do Vale do Acaraú e em outros rios do Nordeste”,  concluiu.

Pisa for Schools | Estudantes da rede pública de Sobral participam pela primeira vez de avaliação internacional da aprendizagem

Imagem
Numa iniciativa pioneira, Sobral deu início na quarta-feira (18) e finaliza nesta quinta-feira (19), a aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa for Schools.  1.318 estudantes da rede pública de Sobral participam da avaliação para obter um panorama real de como está a educação de Sobral, quando comparada aos melhores sistemas educacionais do mundo.

O PISA for Schools avalia os estudantes de 15 anos de idade, do 1º e 2º ano do ensino médio, com questão de Ciências, Matemática e leitura. Os resultados dos estudantes, que são anônimos, contribuem para o cálculo da média do município e as informações serão utilizadas pela Secretaria da Educação de Sobral para trocar experiências, ver o que está dando certo em outros contextos escolares e pensar novas políticas que melhorem a educação.  

O Pisa for Schools está sendo aplicado em 50 escolas brasileiras, destas 19 estão no município de Sobral, sendo 16 públicas e três privadas. O objetivo da aplicação do Pisa é anal…

Secretaria da Saúde celebra o Dia do Médico

Imagem
OUÇA ÁUDIO AQUI
Na noite desta quarta-feira (18/09), a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, em sobral, foi palco da comemoração pelo dia do médico. A Secretaria da Saúde reuniu os 65 médicos que atuam na atenção primária do sistema municipal de saúde para celebrarem a data.
A coordenadora da atenção à saúde de Sobral, Josiane Alves Dorneles, falou sobre a importância do evento e do novo espírito de trabalho realizado na nova gestão da secretaria da saúde. “Tivemos a intenção de trazer aquele médico que estava mais próximo da população de sobral, para ser agraciado e homenageado. o objetivo do evento também foi para que eles pudessem observar a questão da nova gestão de trabalho, o espírito de equipe, a gentileza, além de apresentar para os médicos a nova configuração que o secretário está imprimindo no sentido de ter um corpo de profissionais comprometidos com a população, gentil, agradável e ético”.

A Secretaria da Saúde de Sobral está investindo cada vez mais em s…