Postagens

Sétima Arte | Casa da Cultura recebe Mostra Itinerante de Cinema Indígena Contemporâneo

Imagem
A Casa da Cultura de Sobral recebe, nesta terça feira (16/01), a “Mostra Itinerante de Cinema Indígena Contemporâneo”, um espaço de discussão e divulgação que surge para fortalecer e dar destaque à produção audiovisual documental e indígena no Estado. 

A mostra inicia às 19h e traz não apenas uma programação inusitada e “exótica”, mas a presença dos indígenas contemporâneos, colocando seus imaginários em franco intercâmbio com as cosmologias de outros povos nativos do Brasil, mobilizando uma rede afetiva local de artistas, cinéfilos, pesquisadores, estudantes, professores e interessados em geral em uma experiência de expandir o cinema em vários sentidos. A programação é gratuita. 

Confira a programação completa:

● Dia 16/01 (terça-feira)
Abertura - exibição especial
"Martírio" (Doc, 140', dir. Vincent Carelli, 2016)

● Dia 17/01 (quarta-feira)
Sessão Miradas e Perspectivas - Coletivo Kuikuro de Cinema
- Karioka (Doc., 19', dir. Takumã Kuikuro, 2014)
- Aldeia Londres (Doc., 20&…

Capacitação | Agentes de endemias participação de curso para trabalho em alturas

Imagem
A Secretaria da Saúde de Sobral está capacitando agentes de combate a endemias para realização de trabalho em alturas, por meio de curso realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Com carga horária de 24 horas, a ação tem como objetivo preparar 181 profissionais em dez turmas para trabalhos em caixa d´água, fortalecendo as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a gerente da unidade de Zoonoses, Amanda Albuquerque, “essa capacitação é muito importante para fortalecer as ações de combate ao Aedes aegypti, vetor da Dengue, Zika e Chikungunya, permitindo que o agente de combate as endemias tenha mais segurança ao fazer a vistoria das caixas d'água nos imóveis”, esclarece a veterinária. Ainda segundo ela, “o curso também reforça a importância da utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva, as normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura e condutas em situações de emergência”, explicou.


Candidatos à seleção de estágio entregam documentação nos dias 16 e 17 de janeiro

Imagem
Foi divulgada, nesta segunda-feira (15/01), a lista de candidatos inscritos no programa de estágio para a Secretaria da Educação de Sobral. Os candidatos da lista geral do número 01 a 400 deverão entregar a documentação no dia 16 de janeiro, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Centro de Convenções de Sobral (auditório Saturno). E no dia 17 de janeiro será a vez dos candidatos da lista geral do número 401 a 800 e todos da lista de reserva aos candidatos com deficiência entregarem a documentação.

Os candidatos deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, declaração de quitação eleitoral (maiores de 18 anos) e certificado de reservista (se do sexo masculino); além de declaração ou comprovante de matrícula, constando o período em que está matriculado e os créditos cursados; histórico atualizado, constando a nota do IRA; certidão negativa de antecedentes criminais da justiça estadual e federal; certidão de conclu…

Plano de Mobilidade | Cartilha impressa já está disponível

Imagem
A cartilha impressa do Plano de Mobilidade Urbana de Sobral (PLANMOB) já está disponível. A idéia é disponibilizar, de maneira resumida e didática, os conteúdos por meio de uma linguagem acessível, com elementos ilustrativos, de forma a possibilitar a compreensão mais clara para a população. 

Iniciado em setembro de 2017, o Plano de Mobilidade Urbana de Sobral (PLANMOB) é uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria das Cidades do Ceará. O PLANMOB buscou incluir a população nas suas diferentes fases de concepção, por meio de canais de escuta, disponibilização online dos relatórios produzidos e a realização de três audiências públicas que aconteceram nos meses de abril, junho e setembro.

Acesse a cartilha clicando AQUI.


Cultura | Teatro da Terça apresenta o 'O Auto do Rei Leal'

Imagem
Nesta terça-feira (16/01), o Projeto Teatro da Terça apresenta, às 19 horas, 'O Auto do Rei Leal'.  Com texto escrito por José Mapurunga e direção de Alcântara Costa, o espetáculo conta, a partir da obra de William Shakespeare, a história do cego Leal que, cansado de suas obrigações, decide dividir seu reino com as três filhas. Na peça, as filhas mais velhas do rei, chamadas Goneril e Zuleide, ganham propriedades ao bajularem o pai. Já a mais nova, Cordélia, é contra as decisões e acaba sendo deserdada por criticar a divisão do reino. A partir daí, situações cômicas e trágicas se desenrolam com ingredientes regionais. O espetáculo é gratuito.

Serviço:
Peça - O Auto do Rei Leal
Quando: 16 de fevereiro (terça-feira)
Horas: 19h
Onde: Theatro São João (Centro)
Acesso: Gratuito
Classificação: 12 anos.

Transparência | A Prefeitura de Sobral realiza consulta pública para alteração do Programa de Desenvolvimento Econômico

Imagem
O Município de Sobral, através da Procuradoria Geral, informa que, com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar os mecanismos de incentivo e concessão de benefícios para que empresas possam se instalar e investir na cidade e enrijecer os mecanismos de controle, como forma de garantir o crescimento eficaz da economia local, está sendo realizada uma alteração da Lei do Programa de Desenvolvimento Econômico de Sobral (PRODECON).

Neste sentido, toda a população do município é convidada a contribuir com seu aprimoramento, manifestando-se e participando da consulta pública acerca da legislação, que se realizará entre os dias 15 de janeiro e 12 de fevereiro de 2018, por meio de mensagem eletrônica para o endereço consultapublica-prodecon@sobral.ce.gov.br com o assunto CP-PMS – PRODECON.

A Procuradoria Geral reforça que todas as sugestões e críticas irão contribuir para a transparência e melhoria do programa, considerado um dos mais importantes para o Município.  


Comunicado

Imagem
A Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT) informa que, a partir das 8 horas desta segunda-feira (15/01), a Avenida Pericentral será interditada, na altura da Rua Coronel José Silvestre, para obras de drenagem. O acesso à Avenida John Sanford deverá ser feito pela Rua Coronel José Silvestre, até a Travessa da Gruta, conforme mapa abaixo:




Saneamento Básico: Rede de esgoto nos bairros Centro, Pedrinhas e Jocely Dantas já está em funcionamento

Imagem
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretária de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos (Secomp), informa aos moradores e comerciantes dos bairros Centro, Pedrinhas e Jocely Dantas (Derby Clube) que o sistema de esgotamento sanitário implantado nas ruas e avenidas dos referidos bairros já está em pleno funcionamento, permitindo a realização da ligação do esgoto dos seus imóveis às caixas de inspeção colocadas nas calçadas durante a execução dos serviços físicos.

Neste sentido, a Prefeitura pede a colaboração dos moradores e comerciantes na realização deste serviço para o correto tratamento e destinação final do esgoto, o que possibilitará a melhoria das condições ambientais das áreas atendidas e, consequentemente, da qualidade de saúde e de vida das famílias beneficiadas.

Para mais informações: 3677-1170.


Comunicado

Imagem
A Prefeitura de Sobral informa que, a partir de 15 de janeiro de 2018, entrará em atividade a Central de Atendimento ao Público, que funcionará das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas, no Vapt Vupt Sobral, localizado à Rua Cel. José Silvestre, 201 – Centro (próximo ao mercado público). O novo canal de atendimento da Prefeitura engloba serviços prestados pelas Secretarias de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos; Trabalho e Desenvolvimento Econômico; Urbanismo e Meio Ambiente; Orçamento e Finanças; Coordenadoria Municipal de Trânsito; Junta Militar; Vigilância Sanitária e Serviço Autônomo de Água e Esgoto. A Central de Atendimento foi criada para facilitar o acesso da população aos serviços ofertados pela Prefeitura de Sobral.


Confira a programação das apresentações dos grupos de Bois e Reisados de Sobral

Imagem
As apresentações acontecem em vários lugares, na sede e nos distritos do município, até o dia 31 de janeiro. Este ano, dez grupos foram selecionados via edital de incentivo. 

O Projeto Bois e Reisados é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel).


Segurança Pública | Comitê traça estratégia para combate à violência em Sobral

Imagem
O prefeito Ivo Gomes coordenou nesta sexta-feira (12/01) a primeira reunião do Comitê Deliberativo de Segurança Pública de Sobral. Com o objetivo de ocupar os territórios e combater a violência na cidade, o encontro, que ocorreu na Prefeitura de Sobral, contou com a participação de representantes de diversos órgãos de segurança e da justiça.

A Prefeitura já vinha realizando encontros sistemáticos com os órgãos, mas essa foi a primeira reunião após a inauguração da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) em Sobral, que ocorreu no último mês de dezembro.

Para o juiz da 1ª Vara Criminal de Sobral, Cavalcante Neto, o encontro de hoje representa um momento histórico. “A sociedade reclama da gente uma mudança de postura para enfrentar um problema que não é novo, mas que tem se agravado nos últimos tempos. A gente tá tendo a oportunidade de construir a solução para esse problema importante e é unido que a gente vai conseguir fazer isso”, afirmou o magistrado.

Durante o encontro, o secretário de…

Educação para o Futuro | Laboratórios de fabricação digital serão implantados em escolas municipais de Sobral

Imagem
Sobral receberá dois laboratórios de fabricação digital adaptados ao ambiente escolar (FabLearn Labs) doados pela Fundação Lemann, parceira do Município na elaboração do novo currículo de Ciências que integra o uso de tecnologia. Os equipamentos serão instalados no Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, no Complexo Monsenhor Aloísio, e na Escola Padre Oswaldo Chaves, no bairro Dom Expedito.

Nesses laboratórios os estudantes terão acesso à tecnologia de ponta para construção de conhecimentos científicos. “Nossa proposta é que a Ciência e Engenharia estejam juntas para envolver os alunos no fazer, valorizando a criatividade e respeitando as fontes locais de conhecimento”, afirma Paulo Blikstein, idealizador dos FabLearn Labs e um dos maiores especialistas em tecnologia aplicada à educação.

Tendo como base as melhores experiências internacionais, a Secretaria da Educação de Sobral iniciou, em 2017, o processo de elaboração de um currículo de Ciências para a rede municipal de ensi…

Praça Viva | Projeto da Prefeitura de Sobral leva diversão ao bairro Parque Silvana II

Imagem
Neste sábado (13/01), o bairro Parque Silvana II recebe o Projeto Praça Viva.  A programação terá início às 17h com feira de artesanatos, gastronomia, produtos e serviços criativos. Para as crianças, arena de esportes radicais, com escalada, tirolesa, slackline, futebol e atividades físicas. Às 18h acontece a Oficina de Acrobacia para pais e filhos, com Mayara Cavalcante e Nik Coelho Alexandre. Às 18h30 iniciam as Atrações locais com capoeira, poesia, teatro e coral. 

A noite segue com apresentação do grupo Iandê, selecionado pelo Edital Temporada de Artes #OcupaSobral. O grupo tem a música como forte expressão da criatividade e prioriza composições regionais, como o côco, o xote, o baião, as tradicionais brincadeiras de boi e reisado e a ciranda. Para encerrar a noite, Rosinha do Acordeon promete levar muito forró para divertir o publico. 


Palácio de Línguas | Prefeitura de Sobral oferece 690 vagas em cursos de inglês, espanhol e informática

Imagem
O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras está oferecendo 440 vagas para alunos novatos nos cursos de inglês, espanhol e informática. As inscrições acontecem de 12 a 22 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico disponível no blog da Secretaria da Educação http://seducsobral.blogspot.com.br. As aulas terão início no dia 19 de fevereiro.

Também são oferecidas 250 vagas em cursos de inglês, espanhol e libras para os servidores e professores da rede pública de ensino de Sobral. As aulas acontecem nas sextas-feiras e sábados. No dia 29 de janeiro será divulgada a lista dos candidatos matriculados nos cursos. 

O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras é vinculado à Secretaria da Educação de Sobral e atende a cerca de 2 mil alunos nas turmas de inglês, espanhol e informática, por semestre, além de dispor de laboratórios de biologia, química e física para aulas práticas das escolas municipais de Sobral. Mais de 55 mil jovens já foram beneficiados pelos di…

Prefeitura de Sobral lança a Pesquisa – Grupos e Artistas de Sobral para cadastrar e conhecer agentes culturais do município

Imagem
O objetivo da pesquisa é integrar o banco de dados sobre artistas e grupos artísticos do município de Sobral (sede e distritos), visando qualificar a construção do Edital de Incentivo às Artes 2018 e a chamada de Credenciamento de Artistas e Grupos Artísticos.

Para participar, os interessados devem responder à pesquisa Grupos e Artistas de Sobral, por meio do link: https://goo.gl/forms/IFs80aDB7TrBXPE72 .

Os dados gerados a partir das inscrições irão atualizar e complementar os cadastros efetuados na ferramenta Mapas Culturais, na lista de participantes do Interações Culturais, banco de dados do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da Temporada de Artes #OcupaSobral.


Prefeitura de Sobral empossa novos professores e entrega premiação dia 19 de janeiro

Imagem
Solenidade também contará com a entrega do Prêmio Escola Aprender Melhor no Centro de Convenções

A Prefeitura de Sobral realizará, no dia 19 de janeiro, às 10h, a solenidade de posse de cerca de 160 professores aprovados em concurso público, no Centro de Convenções de Sobral (Auditório Plutão). Os professores comporão o quadro efetivo do Sistema Municipal de Ensino de Sobral e assumirão as salas de aula no dia 1º de fevereiro, início do ano letivo nas escolas municipais.

Em seguida, o prefeito Ivo Gomes e o secretário da Educação, Herbert Lima, farão a entrega do Prêmio Escola Aprender Melhor para educadores e escolas municipais que alcançaram as metas de aprendizagem estabelecidas em 2016. Serão premiadas 17 escolas municipais, 8 diretoras, 14 coordenadoras pedagógicas, 8 secretárias escolares e 78 professores com troféus e uma premiação em dinheiro no valor total de R$ 184.500,00.

O Prêmio Escola Aprender Melhor é um reconhecimento pelo esforço dos educadores em favor da aprendizagem d…

Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer lança Calendário Esportivo de 2018

Imagem
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), lança o Calendário Esportivo de 2018. A programação prevê a realização do I Edital de Incentivo ao Esporte e Lazer, que visa fomentar as iniciativas esportivas oriundas de ONG´s, Ligas e Associações.

De acordo com o secretário da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Igor Bezerra, “estamos buscando atender as várias manifestações esportivas e contribuindo para o desenvolvimento humano do município, através da promoção das diversas cadeias esportivas presentes na vida dos sobralenses”.

Ao mesmo tempo, a gestão municipal incentivará a realização de campeonatos e eventos de diversas modalidades e categorias como os Jogos Escolares e Paralimpíadas Escolares; Enduro Geodésico (corrida de orientação, trekking e de regularidade); II Meia Maratona de Sobral; campeonatos sobralenses nas modalidades atletismo, basquete, bicicross, futebol, futsal, jogos de salão (damas, tênis de mesa e xadrez), handebol…

Circuladô | Programação do segundo dia acontece nesta sexta-feira em Sobral

Imagem
O segundo dia do Programa de Circulação e Agenciamento de Grupos Artísticos de Sobral (Circuladô) acontece nesta sexta-feira (12/01), na sala Multiuso da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa), localizada à Travessa Adriana Dias Carvalho, s/n, Centro - Sobral. A programação terá início às 9h com a Masterclass Carreira e Produção Musical “Planejamento e Design Estratégico para Projetos de Música”, com Iuri Freiberger, Mestre em design estratégico e produtor musical – RS. 

A programação continua à tarde, a partir das 14 horas, com a mesa-redonda “Produção Musical e Processos de Formação e Criação na Música”, com Daniel Groove (cantor, compositor e produtor musical – CE), Fabio Cavalcante (produtor, gestor cultural, diretor da iniciativa Casa de Sonhos e coordenador do Festival PréAmp – PE), Paulo Sídnei Luz (produtor fonográfico e idealizador do Selo Mangaio Cultural – CE), Márcio Caetano (consultor, curador e articulador de projetos e políticas para o campo da música – C…

Limpeza Urbana | Prefeitura realiza mutirão de conscientização sobre descarte adequado do lixo

Imagem
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos (Secomp), realizou, nesta quinta-feira (11/01), no bairro Cidade Dr. José Euclides (Terrenos Novos), um mutirão de sensibilização sobre o descarte correto do lixo, com o apoio do Centro de Saúde da Família Francinilda de Sousa Mendes e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).  

A equipe multidisciplinar realizou visitas domiciliares para orientar os moradores sobre os prejuízos ocasionados pelo descarte inadequada do lixo, além de informar os dias e horários de funcionamento da coleta de lixo realizada pela Prefeitura. “O objetivo da ação é envolver a comunidade na manutenção da limpeza do bairro, não apenas do ponto de vista do aspecto visual, mas também para evitar a proliferação das arboviroses, que são as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, explicou a assistente técnica da Secomp, Cirliane Viana. 

Paralelo às ações de sensibilização, a Prefeitura está realizando o serviço de po…

Prefeitura de Sobral fará lotação de professores aprovados em concurso público na terça-feira (16/01)

Imagem
OUÇA ÁUDIO AQUI


A Secretaria da Educação de Sobral realizará, na próxima terça-feira (16/01), às 8h, no auditório da Prefeitura, uma reunião com os candidatos aprovados no concurso público para professor efetivo do Sistema Municipal de Ensino (edital nº 01/2016). Na ocasião, será realizada a lotação dos aprovados nas escolas municipais. 

A solenidade de posse será realizada no dia 19 de janeiro, às 10h, no auditório Plutão do Centro de Convenções de Sobral. Foram aprovados no concurso 170 professores da educação infantil e ensino fundamental inicial, 23 professores de Matemática e 14 professores de Inglês.


Programa Circuladô e largo musical apresentam shows gratuitos nesta quinta-feira (11/01)

Imagem
O Largo Musical (Programa de difusão cultural da música) se encontra com o Circuladô (Programa de circulação e agenciamento de grupos artísticos de Sobral), nesta quinta-feira (11/01), e o resultado é uma vasta programação musical com shows gratuitos no Largo das Dores, em Sobral.

Às 20h, o Largo Musical - Especial Circuladô, apresenta shows cases com: Italo Briar, Rodrigo Alexandrino, Alice David (selecionada pelo edital ECOAR - Laboratórios de Criações Artísticas), Deibe Viana, Projeto Rizoma, Colorida Banda (selecionada pelo edital ECOAR - Laboratórios de Criações Artísticas) e Nova Geração de Bêbados, potências da cena musical da cidade de Sobral e região, apresentando sons repletos de originalidade. 

Para encerrar o primeiro dia do Circuladô e a noite no Largo Musical, o cantor e compositor cearense Juruviara fará apresentação com participação especial de Daniel Medina. Premiado em festivais de canções, Juruviara apresenta neste show, através da voz, do violão e da poesia, um reper…

Cinema na Casa | Cine Falb Rangel apresenta nesta quarta-feira (10/01): Nise - O Coração da Loucura

Imagem
O cinema Falb Rangel, localizado na Casa da Cultura de Sobral, recebe, nesta quarta-feira (10/01), às 19 horas, o projeto ‘Cinema na Casa’, com o drama “Nise - O Coração da Loucura”, 2016.  Com programação gratuita, a proposta pretende estimular a fruição e difusão de produções cinematográficas nacionais. 

O “Cinema na Casa’ aposta também na linguagem audiovisual como uma ferramenta que reforça a vivência estética e educativa da sétima arte.  

Circuladô | Começa nesta quinta-feira (11/01) programa que pretende aquecer mercado local da música

Imagem
Como parte da programação do Verão Sobral, acontece, nos dias 11 e 12 de janeiro o lançamento do Conexões “Circuladô”, um programa de circulação e agenciamento de grupos artísticos de Sobral. O objetivo do projeto é ofertar encontros, masterclass, rodadas de negócios, oficinas e conexões sobre o mercado da música e suas variadas vertentes. O programa é destinado a músicos, gestores, empreendedores, artistas, videomakers, jornalistas, designers e demais interessados no mercado e campo da música.

A abertura do “Circuladô” terá duas mesas-redondas, na Casa da Cultura, a partir das 15h, desta quinta-feira (11/01), com a presença de produtores nacionais, diretores e programadores de festivais do circuito nacional da música. Os temas abordados são: “Projetos e Políticas para a Música”, e “Cenários Locais e Regionais no Campo da Música”. O dia se encerra com o “Largo Musical – Especial Circuladô”, que inclui Shows Cases no Largo das Dores, a partir das 20h, com bandas e grupos musicais locais…

Verão Sobral | Nação Zumbi abre festival nessa sexta-feira (12/01)

Imagem
Acontece, nessa sexta-feira (12/01), a abertura oficial do Verão Sobral. O evento também inclui a programação de férias e do pré-carnaval da cidade. O destaque da programação é a apresentação da banda pernambucana Nação Zumbi. Responsável pela “abertura de portas” para o rock brasileiro dos anos 90, a banda está entre as mais respeitadas e influentes desde os anos 90.  Procurando Kalu e a dupla Os Imperdoáveis também estão entre as atrações do evento, que começa às 20 horas, no Boulevar do Arco.

Os pernambucanos prometem esquentar o festival com as músicas do disco “Nação Zumbi”, como “Um sonho” e “Defeito perfeito”, além das clássicas “Manguetown” e “Meu maracatu pesa uma tonelada”. No repertório estão também as músicas do novo disco, “Radiola NZ Vol. 1” (selo Babel Sunset), composto por versões zumbificadas de músicas importantes na história da banda, como “Refazenda” (Gilberto Gil) e “Amor” (Secos & Molhados), entre outras. 

Completando as apresentações, a banda mais tropical do …

Programação de Férias | Estação Juventude realiza diversas atividades durante o mês de janeiro

Imagem
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), preparou uma programação especial para o mês de janeiro. As atividades fazem parte do Projeto ‘Férias na Estação’, que oferece diversas atividades formativas, cultuais, esportivas e de lazer, contemplando os territórios atendidos pelas Estações Juventude.
Entre os dias 09 e 31 de janeiro, serão oferecidas atividades inteiramente gratuitas como o Cine Estação - Especial de Férias, oficinas nas linguagens da música, vivências circenses, e workshops de moda e estilo, comunidade participativa, além de apresentações musicais, teatrais e show de talentos.
Para participar das atividades, os jovens, entre 12 e 29 anos, deverão se dirigir às Estações Juventude portando documento de identificação com foto e preencher a ficha de cadastro. As atividades acontecem durante toda a semana, nos turnos da manhã, tarde e noite, nas Estações Juventude e equipamentos parceiros nos territórios.
Confira a programa…